21 ago
A questão do doce!

Questão RECORRENTE que recebo aqui: a vontade descontrolada por DOCE! Você também SOFRE com isso!?
A verdade é que muitas podem ser as CAUSAS, por isso a importância de uma avaliação INDIVIDUALIZADA do seu caso. De toda forma, muitas vezes, ela pode refletir uma necessidade de COMPENSAÇÃO, a famosa “fome emocional”!
Primeira coisa: perceba se há algum GATILHO EMOCIONAL. Note se a vontade surge devido ao ESTRESSE. Como foi a última vez que você teve vontade de consumir um doce? Estava ansioso, entediado ou feliz? Entender esses gatilhos ajuda na criação de um NOVO HÁBITO diante da situação.
Ao se sentir assim, encontre uma atividade ALTERNATIVA, para “aliviar” o sentimento. Ao perceber que está ansioso por um doce após a refeição, por exemplo, faça uma atividade que ALIVIE o “gatilho” psicológico e SUBSTITUA a sobremesa, como: respirar, tomar um chá, dar uma caminhada.
Também é bem comum que o quadro esteja ligado à FALTA de substâncias CALMANTES, que controlam a ansiedade e regulam humor e saciedade, como SEROTONINA e DOPAMINA. Pode estar faltando no seu organismo TRIPTOFANO, MAGNÉSIO, complexo B e CROMO.‼️
Aumentar o consumo de alimentos fontes desses nutrientes pode ajudar bastante, como: fígado, ovos, carne vermelha, salmão, brócolis, feijão verde, castanhas, tomate, espinafre, banana, maçã, abacate, tofu.
Ir, progressivamente, acostumando o PALADAR a alimentos MENOS DOCE também ajuda bastante! Reduzir o açúcar das bebidas, adoçar o café com canela, trocar o chocolate ao leite pelo meio amargo…nosso paladar é MOLDÁVEL. Quanto mais doce comemos, mais doce queremos. Quanto menos doce comemos, MENOS PRECISAMOS.
Por fim, se for mesmo comer o doce, prefira FRUTAS! Também é doce e fonte de FIBRAS!
Agora, se fruta para você NÃO é doce e você não abre mão da sobremesa açucarada, opte por opções MENOS CALÓRICAS, com FIBRAS e que se ENCAIXEM nas suas calorias diárias. Às vezes PEQUENAS QUANTIDADES já matam a nossa vontade.
SE PERMITIR também faz parte do processo, desde que seja com CONSCIÊNCIA e EQUILÍBRIO!