21 ago
Alimentação adequada ao ciclo circadiano

Qual a alimentação ADEQUADA ao nosso CICLO CIRCADIANO?
Faz diferença para o emagrecimento comer mais de dia ou à noite? E se a gente come de madrugada? E num intervalo menor (de 8 horas, por exemplo)?
E é a resposta é SIM! Aliás, você já ouviu falar em TRE (Time Restricted Eating) ou JANELA DE ALIMENTAÇÃO?
Um estudo de 2018 com um grupo de obesos restringiu a alimentação deles a uma JANELA DE 8h por um período de 12 semanas. Eles podiam se alimentar de 10h às 18h, SEM QUE HOUVESSE CONTROLE CALÓRICO.
O resultado ao final sugeriu que essa janela gera restrição calórica e leva à PERDA DE PESO, SEM NECESSIDADE se contagem de calorias, além de também oferecer benefícios clínicos por REDUÇÃO da pressão arterial.
Outros estudos recentes descobriram que consumir GRANDES REFEIÇÕES no início do dia, AO INVÉS DO FINAL DA TARDE, também podem produzir PERDA DE PESO, que poderia ser melhorada se aliada à janela de alimentação.
Ou seja, o RELÓGIO do nosso SISTEMA DIGESTIVO é sensível à comida e estudos vêm mostrando que NÃO é apenas a contagem de calorias que emagrece, mas a RESTRIÇÃO do INTERVALO DE TEMPO de alimentação, ou seja, comer numa JANELA de alimentação de 8 a 12 horas (de 10 às 18h, por exemplo), adequando a alimentação ao nosso CICLO CIRCADIANO.
De MANHÃ, nosso CORTISOL está mais alto, estamos mais alertas e ativos para desenvolver as atividades diárias. É hora de uma BOA REFEIÇÃO (com carboidrato) e prática de atividade física (que também pode ser feita à tarde).
À NOITE, por volta das 18h, vamos relaxando, para a MELATONINA ser produzida. NÃO é hora de grandes refeições, bebidas estimulantes ou atividades extenuantes, que vão atrapalhar o SONO. Nesse momento, fazemos a ÚLTIMA REFEIÇÃO e vamos nos preparando para DORMIR.
Lembrando que a TEORIA sempre deve ser adaptada ao CASO CONCRETO! Na nutrição não existe regra geral.Tem gente que trabalha à noite, tem gente que não tem fome de manhã…enfim, MUDANÇAS de estilo de vida e alimentação são importantes, mas a INDIVIDUALIDADE de cada um também deve ser respeitada.