× Fechar

Artigos & Receitas

26 jul

Dicas para o café da manhã

Muita gente tem dúvida do que comer de manhã. Então queria dividir o que eu sempre tenho no meu café da manhã e o que mudou com a gravidez.

 

A primeira coisa é observar a sua fome. Se você não tem fome de manhã, não coma! Eu tenho muita fome de manhã e nenhuma à noite (com a gravidez até aumentou um pouco!). Mas o café da manhã com certeza é a refeição que mais gosto e mais importante para mim. Se esse é o seu caso, o que comer?

 

– 1 fonte de proteína: essencial! Momento que quebramos o jejum e temos que recuperar a massa massa magra. Pode ser leite, iogurte, ovos, tofu ou granola, por exemplo.

 

– Fibras! Pode ser uma fruta, farelo de aveia, alguma semente (chia, linhaça), um suco verde, ou algum vegetal para rechear a omelete, por exemplo, como couve ou espinafre.

 

– Opcional: carboidratos, como pães, waffles, panquecas…vai depender muito do seu objetivo, sua rotina e do seu gasto calórico diário, isso sempre adapto a cada um, junto com as quantidades.

 

?!O que mudou com a gravidez?!

 

– Não tomo nenhum chá e bebo menos café (alternando o orgânico com o descafeinado).

 

– Voltei a comer ovo e tomar leite. Tenho intolerância a ambos (faço esse exame no consultório) e estava evitando, mas agora o meu organismo está pedindo e estou respeitando, embora sejam quantidades pequenas. Como já falei aqui, o paladar muda muito com a gravidez, acabo tendo aversão a algumas coisas que comia antes, como tofu e granola.

 

– Como mais carboidratos! Sempre tive uma alimentação mais low carb (sem carbofobia), mas confesso que durante a gravidez está quase impossível! O corpo demanda mais energia mesmo! Procuro fontes melhores de carboidratos, como frutas e farelo de aveia. E quando quero um pãozinho, prefiro um de melhor qualidade e controlo a quantidade. Mas não deixo de comer!

 

Ter muito bom senso, muita escuta e respeito ao corpo, mas também muita ciência!

 

Portanto, procure orientação nutricional durante a sua gestação. Faz toda a diferença para sua saúde e do seu bebê!