× Fechar

Artigos & Receitas

19 ago

Abacate

Estou encantada com os sabores do México, principalmente com o Guacamole!

A base é o ABACATE, uma fruta cujo diferencial está na composição das gorduras (ou lipídios). A maioria da gordura é monoinsaturada, o ÁCIDO OLEICO. Ele confere proteção à doença cardiovascular, podendo reduzir o colesterol total, HDL e triglicerídeos. Também está ligado ao emagrecimento, pela possível ação antiinflamatória.

O lipídio sempre foi visto como vilão, associado a doenças cardiovasculares. Hoje, mais do que a quantidade, a preocupação maior é com a QUALIDADE do lipídio, visto que a “gordura saudável” pode ter muitos benefícios, como:
*É fonte de energia.
*Estimula a produção do hormônio intestinal colicistoquinina – CCK, que diminui a velocidade de esvaziamento gástrico. Como o alimento fica retido no estômago por um tempo maior, acaba dando mais saciedade e diminui o volume de alimentos ingeridos.
*É carreadora de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K.
*É fonte de ácidos graxos essencias (que não somos capazes de produzir), como ômega 3 e ômega 6.

Além disso, o abacate contém grande quantidade de FIBRAS, que também aumentam a saciedade e auxiliam no emagrecimento, sendo considerado um alimento LOW CARB.

Destacam-se, ainda, vitaminas e minerais, como as vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina A, vitamina E, vitamina A, cobre, manganês, potássio, magnésio, ferro, fósforo e zinco.

Lembrando que é sempre bom procurar um profissional de nutrição para te orientar nas quantidades diárias, na qualidade da gordura e no melhor momento do dia para consumí-las!