× Fechar

Artigos & Receitas

17 dez

Nutrientes que reduzem o estresse

Impressionante como dezembro é um mês diferente. Um ritmo mais corrido, o trânsito mais cheio, uma velocidade acelerada!

É pressão no trabalho para fechar tudo e bater todas as metas, são prazos a serem cumpridos, trabalhos a serem entregues, contas extras a serem pagas.

Ao mesmo tempo, viagens e confraternizações a serem organizadas. Vejo muitas pessoas estressadas e realmente ESGOTADAS.

O ESTRESSE é uma resposta do corpo a uma demanda. Se a situação estressora não é resolvida, o corpo continua reagindo até ficar exausto. Quando estão esgotados, nosso metabolismo fica LENTO e o sistema IMUNOLÓGICO abalado.

Sintomas como ganho de peso, enxaqueca, cansaço, memória fraca são comuns.

Acontece que não é só o estresse, mas COMO LIDAMOS COM ELE.

Então, como REDUZIR o estresse? A primeira coisa é identificar o que está causando estresse e tentar se afastar. Alguns exercícios, como yoga, tai chi, caminhada, respiração, meditação ajudam bastante. Além de homeopatia, acupuntura e terapia.

Na ALIMENTAÇÃO, desacelere, aprecie sua comida. Quando comemos mais devagar, comemos menos. Quando mastigamos mais, comemos menos. Isso é um hábito.

Se estamos com muita pressa, tendemos a comer demais, além de atrapalhar a digestão – sentimos gases e estômago estufado.

Alguns alimentos podem “acalmar”. Nutrientes que aliviam o estresse: grãos integrais, nozes, leveduras nutricionais, frutas como banana, abacate, kiwi, framboesa, vegetais verdes escuros e folhosos e alimentos ricos em proteínas. São ricos em vit do complexo B e magnésio.

Ervas como maracujá, valeriana, kava kava ajudam também.

Já os ginsengs, ashwagandha e rodiola são chamados adaptógenos, que ajudam o corpo a se adaptar a essas situações de estresse.

No gerenciamento do estresse, é importante procurar ajuda e desenvolver habilidades, RESILIÊNCIA é fundamental!