× Fechar

Artigos & Receitas

26 out

O que comer para aumentar a fertilidade?

Muitas mulheres me procuram querendo engravidar, pois estão tentando há um tempo, sem sucesso. Sabia que o primeiro passo é ajustar a alimentação e o estilo de vida? E não só da própria mulher, mas do homem também!

 

Para aumentar a fertilidade através da alimentação, deve-se consumir alimentos que estimulam a produção hormonal e favorecem a produção de óvulos e espermatozoides saudáveis. São eles:

 

• Alimentos ricos em zinco, como ostras, carnes, frutas secas e gema de ovo;

 

• Alimentos com complexo B, como vitamina B6, B9 (ácido fólico) e B12, que favorece a produção dos hormônios sexuais, como os vegetais verdes, feijões e as carnes;

 

• Alimentos com ômega 3, como atum, salmão e sardinha;

 

• Alimentos ricos em antioxidantes, como vit C, A e E, pois protegem os espermatozoides e ajudam a aumentar o seu número, como: frutas cítricas; cenouras, batata-doce e abóbora; e sementes de girassol, azeite de oliva e o abacate;

 

• E vitamina D: também contribui para fertilidade. Você pode obtê-la tomando de 15 a 20 minutos de sol por dia e ingerir alimentos de origem animal como ovos e manteiga.

 

Dietas com muito carboidrato de alto índice glicêmico (ricas em farinha branca, açúcar), alimentos industrializados, processados e fritos estão associadas à infertilidade. Assim como dietas com muita proteína animal (excesso de embutidos e carnes gordas).

 

A baixa qualidade do sêmen nos homens está associada à baixa ingestão de antioxidantes, frutas e verduras, frutos do mar, e à alta quantidade de carne processada (embutidos). Daí a importância de incluir fontes de proteína vegetal e de gorduras boas, principalmente o ômega-3.

 

Stevia e chá de hibisco também estão associados à infertilidade. Portanto, cuidado!

 

Dê preferência aos alimentos orgânicos. Aspargos também estão associados à melhora da fertilidade, portanto aumente seu consumo se quer engravidar!

 

Parar de fumar, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas e café também ajudam! Além de controlar o estresse, se exercitar e dormir bem. A gestação dura muito mais que 9 meses, pois esse preparo deve começar antes!