× Fechar

Artigos & Receitas

19 ago

Obesidade infantil

Viajando no México, fui pesquisar um pouco sobre o estado nutricional da população mexicana.

Segundo a “Encuesta Nacional de Salud y Nutrición 2012”, mais de 70% dos adultos mexicanos têm sobrepeso e obesidade, assim como 1/3 das crianças e dos adolescentes.

Depois dos Estados Unidos, México ocupa o SEGUNDO lugar com este problema, entre os membros da OCDE.

Essas porcentagens estariam intimamente relacionadas com a entrada da industria alimentícia no país, em decorrência do processo de globalização e todos os seus efeitos a nível social, econômico, de saúde, alimentação, cultural, entre otros; afetando também os estilos de vida tradicionais dos grupos indígenas.

Um artigo sobre a introdução de alimentos industrializados modernos na dieta habitual das comunidades mayas do estado de Yucatan México, mostra o maior risco de sobrepeso e obesidade, assim como de enfermidades crônicas, como a diabetes mellitus tipo 2.

O perfil nutricional desfavorável dos alimentos ultraprocessados também teria um impacto largamente negativo na qualidade da alimentação da população brasileira, mostrando não ser um problema exclusivo do México, mas também do Brasil!

Dietas com alta densidade energética comprometem a capacidade de o organismo humano regular o balanço energético, aumentando o risco e ganho excessivo de peso.

O açúcar livre na dieta também aumenta o risco de ganho excessivo de peso e da obesidade, além de aumentar a incidência de cárie dental.

Gorduras saturadas e gorduras trans em excesso aumentam a morbimortalidade por doenças cardiovasculares.

A ingestão insuficiente de fibras aumenta o risco de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer; e de potássio aumenta o risco de hipertensão arterial.

Portanto, “prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados, é a recomendação central da nova edição do Guia Alimentar para a População Brasileira:

http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2014/novembro/05/Guia-Alimentar-para-a-pop-brasiliera-Miolo-PDF-Internet.pdf
http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0188-45572012000100006
https://www.scielosp.org/pdf/rsp/v49/pt_0034-8910-rsp-S0034-89102015049006132.pdf