× Fechar

Artigos & Receitas

27 abr

Por que precisamos de vitamina K?

Existem 3 formas de K:
– K1 é filoquinona ou fitonadiona, das plantas. Vai diretamente para o fígado, é necessária para a coagulação do sangue e é protetora contra o câncer. As melhores fontes são: vegetais verdes, ricos em clorofila – couve, espinafre, mostarda, repolho, brócolis, além de dente de leão, acelga, salsa. A deficiência é rara.

– K2 é menaquinona, de origem animal e também sintetizada no intestino, a partir da fermentação de bactérias.
Ajuda a mover o cálcio para dentro e para fora dos tecidos, fornecendo mineralização óssea e dentária, prevenindo a osteoporose e a calcificação das artérias. Atua na prevenção do câncer, proteção contra o envelhecimento cerebral e Alzheimer, prevenção do diabetes, pois controla a osteocalcina, melhorando a sensibilidade à insulina e o metabolismo da glicose. Fontes: gemas de ovos, queijos, manteiga, frango, carne. Causas de deficiência: antibióticos frequentes ou a longo prazo, causando disbiose. Síndromes de má absorção, principalmente gordura e intestino irritável.

– K3 é menadiona. A forma intermediária catabolizada no intestino a partir da vitamina K. É uma forma sintética de K usada em suplementos. Mas é proibido vender sem receita devido a reações alérgicas, anemia, icterícia, toxicidade hepática.

Viram a importância da vitamina K (apesar de não ser muito badalada)!?

Procure um bom nutricionista para te auxiliar no equilíbrio desses micronutrientes !