× Fechar

Artigos & Receitas

09 set

SIBO: O que é e como tratar?

A sigla SIBO significa super crescimento bacteriano no intestino delgado. Embora as bactérias sejam importantes para a digestão dos alimentos e absorção de nutrientes, quando estão em excesso podem causar problemas intestinais, que resultam em sintomas como excesso de gases, sensação constante de barriga inchada, dor abdominal e diarreia constante.

 

Além disso, por alterar a absorção de nutrientes, estaria associada à fadiga, depressão, acne, rosácea, dor articular, enjoo, vômito, constipação, obesidade, inchaço, diarreia, perda de peso, esteatose hepática não alcoólica.

 

Causas da SIBO:

 

> Excesso de medicamentos, hipocloridria (excesso de omeoprazol, pantoprazol);

> Falta de enzimas digestivas, falta de nutrientes, como magnésio;

> Hipotireoidismo;

> Problemas de motilidade;

> Dieta pobre em fibras e rica em alimentos inflamatórios, alergênicos e Fodmaps.

 

Para confirmar o diagnóstico da SIBO, faz-se um teste de respiração, que avalia a quantidade de hidrogênio e metano presente no ar expirado. O excesso de bactérias no intestino delgado libera esse tipo de gases em quantidade superior ao que é considerado normal.

 

Para tratar a SIBO, alguns médicos prescrevem antibióticos, mas alterações na dieta e no estilo de vida também são fundamentais! Uma opção natural é o uso de fitoterápicos antimicrobianos, que ajudam a combater essas bactérias. Os mais utilizados são o óleo de orégano, óleo de tomilho, óleo de uva, semente de abóbora e berberina. Mas é sempre importante o acompanhamento de um bom nutricionista!