× Fechar

Artigos & Receitas

27 abr

Só vegetarianos precisam suplementar B12?

B12 é a cobalamina.
• Necessária para o sistema nervoso, bainha de mielina, crescimento das crianças, produção de glóbulos vermelhos, função imunológica e humor. Com folato e B6, regula o metabolismo da homocisteína, produz acetilmetionina e glutationa.
• Para ser absorvida, a B12 precisa do fator intrínseco, que é produzido no estômago.

> Fatores que podem causar deficiência:
• HCl baixo, idade, dieta vegana, Doença de crohn, infecções do trato intestinal como H. pylori, muito álcool e nicotina, Pílulas anticoncepcionais, antiácidos, inibidores da bomba de proteínas, quimioterapia, metformina.

A deficiência causará grandes glóbulos vermelhos imaturos chamados anemia megaloblástica. E com isso, haverá diminuição do apetite, fadiga, dor de cabeça, pele pálida, diarréia, formigamento e dormência nas mãos e nos pés, anemia perniciosa. Portanto, a falta de intrínseco causará falta de vitamina B12, que causará anemia perniciosa e o intrínseco é espancado pelo sistema imunológico. Os sintomas neurológicos são dormência e formigamento nos braços, pernas. Pode haver dificuldade para caminhar, perda de memória, desorientação, demência, alterações de humor, psicoses.

A B12 é encontrada principalmente em produtos de origem animal, como carnes. Então, vegetarianos e veganos são mais propensos a terem deficiência, mas não são só eles!

É importante fazer um acompanhamento individual. Muitas vezes memória fraca e raciocínio lento, além de questões neurológicas podem estar relacionados à vitamina B12 baixa.

Procure um bom nutricionista para te auxiliar!