× Fechar

Artigos & Receitas

26 mar

Você conhece o janeiro branco?

É uma campanha que coloca o tema da Saúde Mental em máxima evidência no mundo.

Te convida a pensar sobre o sentido e o propósito da sua vida, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto você conhece sobre si mesmo, suas emoções, seus pensamentos e seus comportamentos.

Muitas vezes pensam que nutrição é só emagrecimento e estética. Sim, estética (e autoestima, principalmente) são muito importantes! Mas a nutrição vai além disso! Até porque muitas vezes o excesso de peso está associado a ansiedade e depressão, dentre outras questões mentais.

Por outro lado, adianta ter o corpo perfeito às custas da sua saúde mental? Devemos buscar estética a qualquer preço? Creio que não. Ao lado da estética está (ou deveria estar) a saúde – mental principalmente. Ambas caminhando lado ao lado. Uma não está contra a outra, mas uma deve ser companheira da outra.

Assim, por meio dessa campanha, cidadãos, psicólogos e demais profissionais (da saúde ou não), estão se mobilizando para levar mensagens e reflexões aos indivíduos e às instituições: “quem cuida da mente, cuida da vida”; “quem cuida das emoções, cuida da humanidade”; “quem cuida de si, já cuida do outro”; “sem psicoeducação não haverá solução”; “autoconhecimento: isso também tem a ver com a sua saúde mental”; “o que você não resolve em sua mente, o corpo transforma em doença”.

Ao longo desse mês de janeiro vou fazer alguns posts sobre como a nutrição pode auxiliar a sua saúde mental.